MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Alice

Sexta-feira, 4 de março de 2022
Última modificação: Sexta-feira, 4 de março de 2022

A ferramenta Alice, acrônimo de Analisador de Licitações, Contratos e Editais foi implementada pela Controladoria-Geral da União para auxiliar os auditores na busca, categorização e análise automatizada de artefatos textuais (não estruturado), tais como editais, termos de referência e demais artefatos publicados no Comprasnet. 

Trata-se de um algoritmo autônomo que acessa diariamente o site do Sistema Comprasnet, efetua o download e realiza análise textual dos arquivos dos editais e dos termos de referência publicados e, com base em regras pré-definidas, aponta indícios de inconsistências. Esses indícios devem ser averiguados ainda no prazo de vigência do edital, preferencialmente, antes da realização do certame licitatório. Para isso, diariamente, a ferramenta classifica, separa e encaminha e-mails para os auditores cadastrados contendo informações sobre as licitações publicadas ou realizadas no dia e eventuais ocorrências identificadas por meio da análise automatizada. 

A partir dos alertas enviados pela ferramenta é possível realizar atuações preventivas nas licitações tão logo os editais são publicados no sistema Comprasnet.

Fonte: Governo Federal

Tags: , ,