CEFET-MG

Ciclo Operacional

apresentacao1O ciclo operacional da auditoria interna compreende um conjunto de etapas orientadas a resultados que tem como marco inicial o planejamento de ações de auditoria baseadas em risco (ABR). As etapas a serem executadas compreendem os processos de planejamento, de execução, de divulgação e de monitoramento.

O primeiro estágio do ciclo é o planejamento da auditoria. Esta etapa busca definir os objetos, os objetivos e as estratégias metodológicas das ações de auditoria sob a ordem dos recursos e dos prazos disponíveis. Esta etapa resulta no plano de auditoria, cujo o produto principal é o Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT).

Em seguida, ocorre a etapa de execução das ações planejadas. O processo de execução compreende um conjunto de atividades e tem como marco a realização dos trabalhos de campo, necessários à coleta de dados sobre o objeto em avaliação. Esta etapa resulta na síntese dos resultados obtidos, cujo o produto final é a Matriz de Achados.

O terceiro estágio do ciclo é a divulgação dos resultados. Esta etapa corresponde à elaboração de relatórios que consistem no registro e na comunicação dos resultados das ações de auditoria aos interessados. O produto final principal é o Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT).

O ciclo se fecha com a etapa de monitoramento do plano de ações. Esta etapa consiste no acompanhamento do Plano Interno de Providências (PIP), instrumento que formaliza a manifestação do gestor sobre as ações corretivas tomadas para atender as recomendações de auditoria.  O produto principal é o Relatório de Monitoramento.