MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

TCU inaugura nova solução para aprimorar comunicação com unidades jurisdicionadas

Quarta-feira, 31 de outubro de 2018

As unidades jurisdicionadas terão uma nova forma de relacionamento com o Tribunal de Contas da União (TCU). É a nova solução Conecta-TCU, um canal de comunicação entre o Tribunal e a administração pública, para organizar e centralizar o conteúdo da Casa dirigido a gestores de órgãos e entidades. O principal objetivo é facilitar ao gestor de modo que conheça e cumpra as determinações do TCU e assim contribuir com o aperfeiçoamento da administração pública.

Antes do sistema, para acompanhar o que o Tribunal havia emitido a cada órgão ou entidade, gestores dessas unidades jurisdicionadas (UJ) precisavam buscar acórdãos relacionados na pesquisa de jurisprudência e cadastrar-se no push de cada um dos processos de seu interesse. Cada um desses atos é executado em áreas diferentes do Portal TCU, muitas vezes desconhecidas de novos gestores.

Agora, com a primeira versão do Conecta-TCU, as UJ podem ver em um único lugar todos os processos, acórdãos, determinações e recomendações recebidas do Tribunal, de forma contextualizada e consolidada. É possível também acompanhar prazos de determinações, conhecer a situação de processos e usar filtros para pesquisa em acórdãos, por exemplo.

Como fase preparatória ao lançamento do Conecta-TCU, foi realizado, em junho, um Design Sprint com a participação dos gestores das unidades jurisdicionadas convidadas. Foram aplicadas técnicas de User Experience e Material Design, que também serão usadas em futuras evoluções do sistema. Desde o Sprint, representantes dessas unidades estão dando contribuições para o desenvolvimento do sistema de tal forma que atenda às necessidades dos gestores e do controle externo.

O Conecta-TCU foi lançado no último dia 10, para três unidades jurisdicionadas: Petrobras, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Ministério da Saúde. Elas foram selecionadas para participarem da primeira versão do sistema, em função do grande número de determinações e recomendações de que são destinatárias. Em breve, outras UJ serão selecionadas para participarem de novas etapas de implementação do Conecta-TCU.

Fonte: Tribunal de Contas da União

Tags: , ,