MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

TCU adota modelo de relatório de gestão integrado alinhado à Estrutura Internacional de Relatório Integrado do IIRC

Segunda-feira, 15 de outubro de 2018
Última modificação: Quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Novo modelo de relatório de gestão, com conteúdo alinhado à Estrutura Internacional de Relatório Integrado do Conselho Internacional do Relato Integrado (IIRC), passa a ser adotado pelo Tribunal de Contas da União, conforme estabelecido nos anexos II e III da Decisão Normativa TCU 170/2018.  O novo modelo servirá como base das diretrizes para elaboração do relatório de gestão das UPC cujos dirigentes máximos devem prestar contas de suas gestões ocorridas no exercício de 2018.

O novo documento é mais conciso, focado na demonstração de alcance dos resultados e tem a sociedade como destinatário primordial. A decisão normativa também consolidou diversos órgãos dos ministérios, que prestavam contas individualmente, nas contas da alta administração da UPC, com vistas a permitir o exame do alcance de resultados e o cumprimento da missão institucional.

Uma nova medida anunciada para as UPC que terão contas julgadas é a realização de reuniões de pontos de controle, em que a equipe do TCU se manifestará quanto ao relatório em elaboração. As sugestões oferecidas pela equipe do TCU devem ser consideradas em eventual ajuste do relatório de gestão da UPC.

Seguem links de materiais que deverão orientar a elaboração do relatório de gestão de 2018 na forma de relato integrado:

  1. Decisão Normativa TCU 170/2018;
  2. Estrutura Internacional para Relato Integrado do IIRC;
  3. Cartilha “Relatório de gestão na forma de relatório integrado”.
  4. Relatório de Gestão Integrado de 2017 do Ministério da Fazenda (piloto).

 

 

 

Tags: , , , ,