MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Boas práticas: Resolução do Conselho Diretor aprova política de padronização de processos e serviços

Quarta-feira, 9 de maio de 2018
Última modificação: Terça-feira, 22 de maio de 2018

O Conselho Diretor do CEFET-MG acaba de aprovar e publicar a Política Institucional de Padronização de Processos e Serviços, que segue as diretrizes de Governança Pública da Administração Federal e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Segundo a Resolução CD 019/18, a política busca garantir a transparência e a uniformidade na prestação dos serviços, promover a modernização da gestão institucional, a integração de serviços e a simplificação administrativa, além de assegurar a existência de mecanismos de monitoramento e controle dos processos de trabalho, entre outros objetivos.

Todos os procedimentos da política serão estruturados pelo Sistema Institucional de Padrões (SIP), que responderá pela produção, armazenamento, controle e publicação de documentos-padrão e pela demonstração dos resultados. Por meio das informações obtidas, será atualizada a Carta de Serviços ao Usuário, que informa o cidadão sobre os serviços prestados, as formas de acesso e de contato, além dos compromissos e padrões de qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão do CEFET-MG. A carta publicada em 2015 vem contribuindo para delimitar os fluxos de tramitação institucionais, que são essenciais para a instauração das padronizações.

A política nasce integrada também à consolidação, iniciada em 2016, dos módulos do Sistema Institucional Integrado de Gestão (SIG), que inclui o sistema acadêmico, o de gestão de pessoal, o de patrimônio, entre outros. O SIG pretende simplificar a comunicação entre os setores e integrá-los, otimizar o trabalho e promover a redução de custos no CEFET-MG.

O diretor-geral da Instituição, professor Flávio Santos, explica que “como resultado, a implantação da política vai trazer mais organização, mais transparência e melhoria dos serviços prestados à comunidade, na medida em que envolve todos os níveis institucionais e todas atividades ofertadas”.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG

Tags: , ,